[email protected] +351 244 105 301 | +351 935 964 228
A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Instituto MAP | 35 Escuela de Verano de Musicoterapia y Terapias Creativas

11 Setembro

35.ª Escola de Verão de Musicoterapia e Terapias Criativas

IMAP – Instituto Música, Arte y Proceso

Mais Informações | Inscrições

A formação decorre em formato misto: online e presencial.
Por favor consulte Mais informações » separador Matrícula para aceder à descrição das modalidades.

 

Local
Instituto MAP – Música, Arte y Proceso
Paseo de la Zumaquera, 35 bajo, 01006 Vitoria-Gasteiz, Álava, Espanha

 

Descrição do curso
O Instituto de Música, Arte y Proceso (IMAP) promove a 35.ª Escola de Verão de Musicoterapia e Terapias Criativas, continuando a adaptar aos novos tempos que temos que viver, como terapeutas e como sociedade, e considerando a necessidade de uma “abertura de campos de possibilidades” e a adaptação criativa, construtiva e positiva à mudança.

No âmbito desta edição intitulada Criar em diálogo com as artes nos dias 10, 11 e 12 de Setembro, serão realizadas oficinas e conferências.

As oficinas: abertas à experiência da criação, num encontro com a música e outras artes para educar, cuidar e recriar.

As conferências: onde profissionais da pedagogia musical, do mundo artístico e da musicoterapia expõem diferentes projectos criativos em que as diferentes artes têm dialogado para promover o desenvolvimento educacional, social e terapêutico.

Procuram-se novas formas de conhecer, promover e desenvolver projectos criativos e interdisciplinares que favoreçam a integração social, a redução das diferenças, estigmas e concepções prévias discriminatórias e diferenciadoras e, acima de tudo, estimular processos de criação com a participação de diferentes modalidades criativas e artístico.

A participação pode ser presencial (conferências e oficinas) ou online (conferências).

 

 

Conferência de Paulo Lameiro

Sábado, 11 de Setembro de 2021
16h00-17h30 em Vitoria-Gasteiz
17h00-18h30 em Portugal

 

TRACTION: Ópera na Prisão e outros encontros inesperados


A música nasceu em 1873 na SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos – para aliviar as dores humanas de um trabalho agrícola muito violento. Da banda filarmónica centenária de então, e dos seus instrumentos com crianças e idosos, nasceram ainda no século passado muitos outros projectos artísticos para iluminar as vidas e aliviar as dores. Berço das Artes com bebés e famílias, Novas Primaveras com idosos, Allegro Pediátrico e Doi Menor no Hospital, Il Trovatore com comunidades Roma, Palco em Casa com idosos solitários, e Museu na Aldeia juntando a cidade e o mundo rural são somente alguns exemplos de que falaremos. Mas é sempre de liberdade que falamos. Livres das dores, da escuridão, dos medos, pela mão das artes e do encontro com o outro na comunidade. Foi também assim que nasceu o projecto Ópera na Prisão. Primeiro com Mozart, e agora com obras originais nascidas da co-criação enter reclusos, guardas, psicólogos, mães, e muitas outras mãos mais ou menos visíveis. Chama-se Traction a actual edição do projecto, e é resultado de um consórcio europeu que envolve o Grande Teatro Liceu de Barcelona e a Irish National Opera. De mãos dadas com a tecnologia da Realidade Virtual Aumentada. Sempre na busca de aliviar o sofrimento, de procurar a luz, e sempre com muitas dúvidas e erros cometidos no caminho. De tudo isto falaremos.

 

 

 

 

Detalhes

Data:
11 Setembro
Categoria de Evento: