paulo@musicalmente.pt +351 244 105 301 | +351 935 964 228
ALBERTO ROQUE

Iniciou os seus estudos musicais na SAMP, Pousos – Leiria.

Em 1998 concluiu a sua licenciatura em Direcção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra e em 2005 licenciou-se em Saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Em 1998 foi-lhe atribuído o 1º Prémio do Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra.

Em 2001 obteve o grau de Perfectionnement, na classe de Direcção de Orquestra do Maestro Jean-Sébastien Béreau, no Conservatório de Dijon (França).

Assumiu em 2004 a direcção da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, onde exerce também funções de Direcção Artística da Camerata de Sopros Silva Dionísio, com a qual gravou o CD New Harmoniemusik, que reúne obras dedicadas a este agrupamento. É também coordenador e docente da Licenciatura em Direcção de Orquestra de Sopros.

Como maestro convidado dirigiu as Bandas Sinfónicas do Exército, da GNR, Banda Sinfónica Portuguesa, a Banda Municipal de Madrid, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica da ESART, secção de Metais e Percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica de Castilla y Leon, Jovem Orquestra de Sopros de Israel, entre outras, tendo também dirigido vários solistas tais como Haken Rosengren (Suécia), Jeremy Lake (E.U.A), Claude Delangle (França), Henk van Twillert (Holanda), António Belijar (Espanha), James Houlik (USA), Pedro Carneiro (Portugal), Mário Laginha e Maria João (Portugal), Julian Elvira (Espanha), Irene Lima (Portugal), entre outros.

É director artístico e maestro titular da orquestra Ars Lusitanae, formada por músicos da região de Leiria.

Integrou a Comissão Artística nas 15ª e 17ª Conferências da WASBE que decorreram respectivamente em Taiwan em Julho de 2011 e em Utrecht (Holanda) em Julho de 2017. Em Julho de 2015 foi o maestro convidado para realizar a Masterclass de Direcção na 16ª Conferência da WASBE em S. José, Califórnia.

Desenvolve a sua actividade de saxofonista no Quarteto Saxofínia, do qual é membro fundador e no projecto “Concertos para Bebés” da companhia Musicalmente.