paulo@musicalmente.pt +351 244 105 301 | +351 935 964 228
CATARINA FARTARIA

Natural da Loureira, em Santa Catarina da Serra. Desde pequena que sonhou ser costureira. Aos 7 anos começou a aprender a fazer as saias das bonecas com um primo vizinho que era alfaiate. Mais tarde foi aprender o ofício com uma mestre costureira. Estudou até completar o 12ºano, e ia aprendendo a costurar nas horas livres.

A costura é a sua paixão, mas também ama cozinhar. O melhor da vida foi ser mãe dos seus três filhos, e considera uma bênção ter podido acompanhar o seu pai e sogro nas fases finais das suas vidas.

De todos os seus trabalhos destacam-se vários projectos no âmbito da museologia, como o restauro do fato do Santo Francisco Marto e do seu pai para o Museu de Arte Sacra em Fátima. A recuperação de fatos antigos é uma das suas paixões, bem como a criação de vestidos para imagens de santos. Neste campo destacam-se os modelos com que vestiu Nossa Senhora da Guia e Nossa Senhora do Ó. São de sua autoria muitas das réplicas dos fatos dos Pastorinhos de Fátima presentes em museus de muitos países como Brasil, França e Itália.

Foi das suas mãos que nasceram todos os figurinos dos Concertos para Bebés, bem como os fatos de vários coros, como a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima. Realiza com regularidade figurinos para espectáculos de várias escolas de dança e de música. Os vestidos de noiva e de cerimónia são, contudo, a sua área de actividade mais regular. O que mais satisfaz Catarina Fartaria é ver o contentamento das pessoas que veste.